Sudesbcast celebra o mês das mulheres com especial sobre o esporte feminino

No mês de março, o podcast produzido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Sudesbcast, lançou um especial em homenagem às mulheres, destacando figuras inspiradoras e relevantes do cenário esportivo nacional. O programa, disponível no YouTube, contou com quatro episódios que abordaram temas diversos e trouxeram convidadas de variadas áreas.

Para começar a série, no primeiro episódio, as convidadas Dilma Mendes, ex-jogadora de futebol e atual treinadora da Seleção Brasileira de Fut-7, e Juliana Camões, especialista em direito desportivo e coordenadora do núcleo Mais Mulheres no Esporte da Sudesb, discutiram sobre a participação e o papel das mulheres no futebol e em outras modalidades esportivas.

Juliana reforça que espaços como esse são importantes, porque apresentam através do conhecimento portas para mudanças que precisam acontecer com relação ao esporte feminino. “Acho muito importante a existência, a realização desse especial com o olhar voltado para o mês da mulher, voltado para as questões femininas dentro do esporte e acredito que a partir do momento em que as pessoas passam a ter acesso a algumas informações, algumas curiosidades que, por si, jamais buscariam saber, algumas coisas podem, ou muita coisa pode mudar”.

Foto: Ascom/Sudesb

Ainda como parte do especial, a pugilista e medalhista olímpica Adriana Araújo compartilhou sua trajetória de sucesso e os desafios enfrentados por mulheres no boxe e no esporte de alto rendimento.

Para o terceiro programa, a presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac), Camila Lima, e a vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Luciana Costa, falaram sobre a expectativa para a canoagem nas Olimpíadas de Paris 2024, além de abordar questões relacionadas à presença feminina nesse esporte.

No último episódio do especial, Iracema Vilaronga, atleta cega, compartilhou sua experiência no paradesporto, destacando a importância da inclusão e do apoio às mulheres com deficiência no esporte.

O especial do Sudesbcast em homenagem às mulheres reforça o compromisso da Sudesb em promover a igualdade de gênero e valorizar a participação feminina no universo esportivo, destacando histórias inspiradoras e debatendo questões relevantes para o desenvolvimento do esporte feminino no Brasil.

Fonte: Ascom/Sudesb



Fonte: Governo do Estado da Bahia