Prefeitura de Camaçari – Camaçari

Com o intuito de proporcionar um Natal mais digno e especial para as pessoas que estão em situação de rua no município, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou a distribuição de kits de ceia natalina para os assistidos pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A ação aconteceu domingo (24/12), na sede do equipamento, localizado na Rua Rio Madeira, no Centro. Na oportunidade cerca de 30 assistidos receberam os kits contendo frango assado, arroz, farofa, frutas, suco, além de biscoito recheado. Os itens foram doados por meio de parceria com uma franquia de rede de lojas de produtos de chocolate instalada na cidade.

A titular da Sedes, Reni Oliveira, acompanhou a distribuição da alimentação e falou do compromisso que a gestão municipal tem com toda a população, sobretudo a que se encontra em situação de rua. “Hoje é uma data muito significativa, onde a maioria das pessoas se reúne com os familiares, confraternizam, fazem jantares, mas sabemos que as pessoas em situação de rua não têm esses momentos. Por isso, tivemos essa ideia de proporcionar para elas um pouco dessa ocasião, porque elas também merecem. Aqui não estamos somente distribuindo uma refeição, estamos promovendo dignidade, esperança e reafirmando o comprometimento e a preocupação da nossa gestão com todos”, declarou.

A coordenadora do Centro POP, Edeilza Santos, falou sobre a importância da iniciativa para os assistidos. “É um momento de muita alegria na vida dessas pessoas, onde a morada delas, no momento, é a rua e a maioria não tem mais vínculo familiar. Então, eles têm o Centro POP como referência de família. Para eles, a ação foi extremamente relevante, pois o momento do Natal aconteceu, mesmo eles estando na rua. Isso serve ainda, para que eles percebam que não são invisíveis, mas que são importantes também”, ressaltou.

O presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), Paulo Paixão, acompanhou a ação e parabenizou a iniciativa. “Nós entendemos a importância deste momento, de estar oferecendo essa ceia para as pessoas em situação de rua. Acho que foi uma ideia muito assertiva da Sedes, por meio da secretária Reni Oliveira. As pessoas saem desse espaço mais valorizadas e é notório o brilho no olhar delas e a alegria por estarem inseridas num contexto social”, falou.

A empresária Simone Oliveira, representante da franquia, falou sobre a motivação de participar da ação. “Nós, enquanto sociedade, também temos que ter um olhar especial e humanizado para quem está ao nosso redor, e quando vemos pessoas em situações vulneráveis é impossível não tocar o nosso coração. Por isso, tentamos fazer a nossa parte, levando amor e compaixão para quem mais precisa”, falou.

Usuário do equipamento, Adeildo Lima, 52 anos, falou da alegria em receber a ceia. “Estou grato por essa surpresa que recebemos no dia de hoje. Muitas pessoas não terão o privilégio nem de receber uma mensagem de feliz Natal e, nós, recebemos além disso. Só tenho a agradecer pelo carinho”.

Vale lembrar que o Centro POP oferece diariamente aos assistidos acesso à higienização pessoal, alimentação (desjejum e almoço), informação e orientação com relação aos respectivos direitos e acesso aos benefícios socioassistenciais. Além disso, eles também podem receber os encaminhamentos necessários para tirar documentação pessoal, atendimento jurídico e psicossocial.

Foto: Arquivo



Fonte: Prefeitura de Camaçari