Prefeitura de Camaçari – Camaçari

Camaçari sedia a 1ª reunião ampliada da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-BA) em 2024, congregando representações de territórios de toda a Bahia para avaliar as ações desenvolvidas em 2023 e planejar estratégias de gestão educacional para este ano. O encontro é articulado pela diretora do território metropolitano da Undime-BA, a secretária de Educação de Camaçari, Neurilene Martins, e acontece no auditório do Hotel Plaza, em Busca Vida, no distrito de Abrantes.

Além da participação de 27 dirigentes territoriais, a reunião ampliada também conta com a presença da coordenadora estadual da União dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Gilvânia Nascimento, bem como do presidente da Undime-BA, o secretário de Educação de Aratuípe, Anderson Passos.

A anfitriã do evento ressaltou a importância da articulação coletiva. “É preciso focar naquilo que é específico sem perder de vista a dimensão total, entendendo que as partes necessitam do todo e o todo só se forma com a união das partes”, afirmou a secretária Neurilene.

O presidente da Undime destacou a relevância de Camaçari no planejamento estratégico focado na oferta de um ensino público cada vez mais qualificado e propositivo. “É muito bom realizar este primeiro encontro de 2024 em Camaçari, considerando a importância do município no cenário estadual, e do trabalho que vem sendo desenvolvido na educação pública municipal sob a liderança da secretária Neurilene Martins. Esse é um momento dedicado a reflexões sobre nossas práticas, inspirando uns aos outros e buscando soluções juntos para os desafios que temos em comum”, resumiu Anderson Passos.

Já a coordenadora da Uncme, Gilvânia Nascimento, reafirmou a relevância da participação dos conselhos municipais de educação no planejamento. “Estamos aqui discutindo a educação nos sistemas municipais, e é nesse âmbito que temos o conselho como órgão normativo, fiscalizador e deliberativo. Seguiremos com esse diálogo entre dirigentes e conselhos para que o direito à educação se concretize com qualidade em cada município desse nosso imenso território baiano”, comentou.

Entre os municípios representados estava a cidade de Sobradinho, localizada no Norte da Bahia, contemplado pela presença da secretária da Educação Ducilene Kestering, que também é secretária de articulação da Undime-BA. “Represento dez municípios do território Sertão de São Francisco. Juntos, estamos dialogando acerca da realidade de cidades de toda a Bahia, sempre com esse olhar na caminhada por uma educação pública municipal de qualidade social, que seja acolhedora, equânime, inclusiva, e que eleve os indicadores educacionais, colocando a Bahia no patamar de qualidade que ela merece”, pontuou.

A 1ª reunião ampliada da Undime-BA, que teve início segunda-feira (15/1), segue até esta terça (16). A programação agrega momentos de troca de experiências, palestras formativas, diálogos mediados, momentos dedicados à avaliação e ao planejamento, orientações técnicas, entre outras atividades. 



Fonte: Prefeitura de Camaçari