Prefeitura de Camaçari – Camaçari

A temporada do tradicional ciclo de festas populares do verão camaçariense foi aberta nesta sexta-feira (12/1), com a lavagem de Barra do Pojuca, oportunidade que moradores, turistas e visitantes homenagearam São Francisco de Assis, santo padroeiro da localidade. O evento, que é realizado pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), foi marcado pela iniciativa inédita de distribuição de água mineral e protetor solar.

Saudando todos os presentes, o prefeito Elinaldo Araújo falou que o que mais lhe alegra é saber que trabalha para entregar melhorias ao povo, fazendo com que cheguem à casa de cada munícipe. “Destaco a responsabilidade que o nosso governo tem na aplicação do dinheiro público durante esses sete anos e um mês de governo. Nesse período, enfrentamos três anos de pandemia, e nunca foram dadas desculpas, sempre olhamos para frente e buscamos melhorar cada área da nossa cidade”, observou, pedindo benção e orientação a São Francisco de Assis para todos aqueles que, como ele, exercem mandatos políticos no país.

Luiz Mário, um dos gestores da Coordenação de Eventos, falou sobre a novidade desta edição, que é a distribuição de água mineral para o público participante. “Vamos colocar em todas as lavagens pontos de hidratação, com distribuição de água mineral em número ilimitado. Vai ter água mineral para todo mundo! E aqui, já em Barra do Pojuca, distribuímos também protetor solar para as baianas e para os integrantes dos grupos culturais”, informou.

Cristiane Bacelar, gestora da Secretaria do Turismo (Setur), reforçou a importância de eventos celebrativos, como as lavagens, para o fortalecimento, em diversos aspectos, de Camaçari. “Esse calendário do município já é reverberado nos quatro cantos da Bahia. Muitos turistas e visitantes vêm à nossa cidade, inclusive para acompanhar as nossas festividades tradicionais. Pra gente, isso é muito importante, porque essa economia aquecida gera o que mais queremos, que é oportunidade de renda e emprego para a nossa região. Trabalhamos para ver nossa gente sempre grande, e muito próspera”, declarou.

O cortejo religioso, integrado pela ala das baianas e por diversos grupos culturais, partiu da entrada principal da localidade arrastando uma multidão até a Igreja Nossa Senhora de Fátima, na praça principal. Organizado pela Secretaria da Cultura (Secult), o cortejo foi animado ainda por grupos, como a Associação Beneficente Mãe da Terra, Capoeira Ligeira, Ciranda Cia. de Dança, Centro Cultural Aurino Teixeira Pelé, Cultural Espermacete, Associação Cultural Berimbau Arte, Fatumbi Capoeira, Movimento Percussivo Beira de Rua, Guerreiras de Parafuso, Charanga Papagaio da Alegria, Associação de Capoeira Engenho, Charanga Popular da Fanfarra Popular de Parafuso (Fanpop) e a banda Som do Timbal.

A recém-moradora da localidade, Josefa de Santana, 57 anos, acompanhada pela filha e por netas, participou da festa pela primeira vez. “Viemos de Araçás, município vizinho de Alagoinhas, pra morar aqui. Tô me acostumando com a cultura daqui, e achando tudo muito interessante. Vim com a família, e estamos adorando tudo”, finalizou.

Quem aproveitou a ocasião para incrementar o orçamento foi Sérgio Vieira, 30 anos, profissional liberal, que há quatro empreende com um pequeno food truck na Rua Filogônio Gomes de Oliveira, via por onde passou o cortejo da festividade. Para ele, a lavagem é sinônimo de movimento e de alegria. “Gosto porque aumenta a minha renda, além de trazer felicidade para a cidade. É melhor para os comerciantes”, reconheceu.

 A lavagem de Barra de Pojuca contou com apoio da Polícia Militar (PM), da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) de Camaçari, além das secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), e da Saúde (Sesau). A Defesa Civil também reforçou o time, e no encerramento do ato religioso refrescou os participantes por meio do lançamento de água através de carro-pipa.

Às 12h, teve início a parte profana da festa. A liderança, a partir daí, foi assumida pela banda Swing do T10, que em cima do trio elétrico, instalado como palco no largo do Centro Cultural da localidade, animou os participantes.

Até segunda (15), os festejos prosseguem entre Barra do Pojuca e a Praia da Espera, em Itacimirim. Durante os quatro dias, a animação vai ficar por conta de diversas atrações musicais.

A próxima lavagem no verão de Camaçari será a de Monte Gordo, que acontecerá na próxima sexta (19), celebrando São Bento, protetor e padroeiro católico do distrito.

Também marcaram presença na lavagem o vice-prefeito, José Tude, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, a primeira-dama, Ivana Paula, e demais autoridades municipais.

Confira abaixo a grade completa da programação de Barra do Pojuca para os próximos dias:

 
13/1 (sábado)

19h – Pablo Vinícius

20h30 – Canindé

22h – Anna Catarina

0h – Robert Cigano

14/1 (domingo)

19h – Kaio e Kaique

20h30 – Marcos do Arrocha

22h – O Kannalha

0h – Dá um Click

15/1 (segunda)

Local – Praia da Espera, em Itacimirim

10h – Espermacete

12h – Andorinha



Fonte: Prefeitura de Camaçari