Prefeitura de Camaçari – Camaçari

Cerca de 70 toneladas (t) em produtos, num valor estimado de R$ 350 mil. Esse foi o valor investimento da 3ª compra de 2024, feita pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), a ação aconteceu segunda e terça-feira (1º e 2/4), na central de distribuição e recebimento da Sedap localizado na Rua Tomázia Josefina Mesquita Montenegro, na Estrada da Cascalheira (BA-531)

Ana Guedes, coordenadora do PAA, aproveitou a oportunidade para agradecer à equipe da pasta, e aos demais parceiros, como o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea), as associações socioassistenciais, e os produtores rurais, pelo empenho em fazer todo o processo dar certo. “O dia dedicado à compra dos alimentos é sempre motivo de comemoração. E todos são peças fundamentais para o sucesso desse programa no município”, pontuou.

Do povoado de Baratas, região de Barra do Pojuca, zona rural do município, o produtor Ueliton Vieira, 26 anos, reforçou a importância do programa para ele e a família. “Hoje, graças a Deus, a gente tem uma produção bem significativa. E o PPA é uma mão na roda para o agricultor, porque conseguimos escoar a maior parte da nossa produção para um lugar somente e, o melhor, com preço justo, comparado ao praticado aí fora”, reconheceu.

Antônio Roque de Jesus, 60 anos, agricultor de Lagoa Seca, que, desde pequeno trabalha com a terra, fez a mesma ressalva. “O PAA me ajuda muito a vender meus produtos e, financeiramente, é uma benção. É um apoio importante que a gente tem”. Nesta terça (2), ele vendeu mamão, coco, abacate e limão.

Também venderam alimentos agricultores do Parque Verde, Parafuso, Santa Maria, Cristo Redentor, Vila Agrícola Jordão, Monte Gordo, Canto dos Pássaros, Alameda do Rio, Cancelas, Lodo, Coqueiros de Arembepe, Rancho Alegre, Tiririca, Pinhão Manso, Cordoaria e Sucupira. Nesta 3ª compra ainda foram incluídos produtores de comunidades agrícolas pertencentes aos municípios de Mata de São João, Mucugê e Itapecerica, beneficiando um total de 70 produtores rurais.

São 17 as instituições socioassistenciais que serão beneficiadas e receberão frutas, verduras, legumes, hortaliças, dentre outros alimentos adquiridos através desta compra. Entre elas, as associações Comunitária Esperança da Estiva de Buris de Abrantes (Aceba), Pestalozzi de Camaçari, Cultural Berimbau Arte Brasil, Infrades de Assistência Social, Missionária Evangélica Missão Vida Bahia, de Pais e Mestres da Escola Comunitária Emanuel, Beneficente São Thomaz de Cantuária(ABSTC), Centro de Ação Comunitária e Filantrópica Zilda Aranha (CEZA), e de Desenvolvimento Comunitário Sustentável.

Também foram contemplados com os produtos adquiridos o Grupo de Mães Nossa Senhora do Amparo, o Instituto Comvida, a Organização Não Governamental Vidas, a Casa da Criança e do Adolescente de Camaçari, o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver), o Centro de Convivência do Idoso e da Família (CCIF), o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), e o Banco de Alimentos.

Ainda como parte da compra de alimentos da proposta 2022-2023, que foi prorrogada para o ano corrente, em função da ampliação do aporte de recursos feito pelo governo federal, a 4ª e última compra pelo PAA de 2024 acontecerá em 16 de abril, no valor estimado de R$150 milhões.



Fonte: Prefeitura de Camaçari