[ad_1]
Com objetivo de fortalecer a atuação dos fiscais e aprimorar a fiscalização, com relação às normativas e práticas que envolvem os serviços de saneamento básico e esgotamento sanitário, prestados no município, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), realizou, nesta quinta-feira (29/2), a primeira capacitação visando melhorar os conhecimentos desses profissionais.
Promovido pela Diretoria Ambiental (Diram) da Sedur, através da Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPA), o encontro foi realizado nesta quinta-feira (29/2), no auditório da Secretaria de Governo (Segov). A iniciativa foi destinada tanto para os servidores da Sedur quanto para os que atuam nas secretarias dos Serviços Públicos (Sesp), e da Infraestrutura (Seinfra), além de contemplar os colaboradores da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa). A ação visa melhorar a atuação dos profissionais a partir de um trabalho coletivo no acompanhamento das soluções de esgoto dos imóveis urbanos e rurais do município.
De acordo com Maressa Lacerda, engenheira ambiental e sanitarista da Sedur, essas atualizações são necessárias. “Esse encontro foi pensado exclusivamente para os fiscais, com o intuito de dar poder a eles sobre a capacidade de fiscalizar os esgotos que chegam às ruas, as ligações clandestinas, e a drenagem. Então, a intenção é que esses profissionais tenham mais ferramentas teóricas, jurídicas e administrativa para agir, coibindo esses tipos de contravenções”, explicou.
Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de debater casos práticos, e trocar experiências. Na ocasião, também foi abordado sobre competências, legislação, novos códigos urbanístico e ambiental, e auto de infração.
A capacitação reflete o compromisso da gestão em promover ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, e para o desenvolvimento sustentável. Ao realizar a capacitação dos fiscais, a pasta busca ainda o cumprimento das políticas de saneamento básico, visando garantir um ambiente saudável e digno para todos.
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari