Prefeitura de Camaçari – Camaçari

Um ano focado na renovação do passado e preparo para o futuro, composto pelo início e o andamento de obras valorosas, que estão dispostas a impulsionar a mobilidade urbana e o conforto da comunidade. Assim foi 2023 para o município, com a realização de intervenções que têm como objetivo aprimorar as condições de trafegabilidade no acesso às praias, escolas, unidades de saúde, ao comércio, entre outros. Executadas pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), as ações visam contribuir para o fomento do turismo, da economia e da cultura local.

A conclusão e entrega, em outubro, das obras de requalificação e edificação do Arquivo Histórico de Camaçari, situado na Avenida Eixo Urbano Central, destaca-se entre as realizações. Com 286 metros quadrados (m²), o espaço, que já foi sede da primeira prefeitura, da Câmara Municipal, do Tribunal de Contas e, por último, da Secretaria da Cultura (Secult), agora representa o progresso e as conquistas da cidade. Com as portas abertas para visitação, o equipamento conta com auditório, rampas de acessibilidade, sala de exposição, arquivo e acervo, dentre outros ambientes voltados à pesquisa e valorização do patrimônio municipal.

Os investimentos são provenientes do convênio entre o Ministério do Turismo (MT) e a administração municipal, por meio da Secult. Essas intervenções fazem parte do Projeto de Revitalização do Centro Histórico, que também inclui o Museu de Camassary e, em breve, o Cineteatro, que está com 60% de execução das obras. Este último, localizado ao lado do Arquivo Histórico, abrange cerca de 560 m², e será destinado a receber espetáculos de artes cênicas, exibição de filmes, exposições artísticas e realização de cursos e oficinas técnicas e culturais. A expectativa é de que seja entregue no primeiro semestre de 2024, reforçando o cenário cultural e turístico da região.

Outra importante obra em desenvolvimento, e que visa melhorar a mobilidade e o desenvolvimento viário de Camaçari, é a intervenção de ligação entre as avenidas das Palmeiras e Industrial Urbana ao Trevo da Cascalheira, para viabilizar o acesso à Estrada da Cascalheira (BA-531) e à Via Parafuso (BA-535). Realizado através do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, o projeto visa a implementação de uma pista dupla de aproximadamente 640 metros (m), construção de ciclovia, três rotatórias, instalação de iluminação em LED, paisagismo e sinalização, beneficiando diretamente os moradores dos residenciais Lucaia, e praias da Penha e de Mutá, do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) do governo federal, localizados no bairro Ponto Certo.

Na costa, os investimentos da administração municipal também abrangem obras estruturantes e importantes no fortalecimento do comércio local, promoção de atividades de lazer e entretenimento, além do desenvolvimento viário, econômico e social da comunidade. Dentre as intervenções em andamento, estão as que integram o Projeto Caminhos do Mar, com as obras realizadas nos acessos às praias de Itacimirim, incluindo os acessos à Foz, Ilha do Meio e à região da Lagoa das Virgens; e de Guarajuba, abrangendo as praças Central e Mirante, e a entrada de Monte Gordo; e em Barra do Jacuípe.

Com um investimento de cerca de R$ 105 milhões, os destaques englobam intervenções de requalificação e edificação, também inseridas no Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental, realizado em convênio com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe. A iniciativa visa proporcionar conforto à população, melhorar as condições de trafegabilidade e reordenar o espaço público, com serviços de passeios, execução de rampas, pavimentação, aprimoramento na drenagem, quiosques comerciais, construção e requalificação de pontes, deck em madeira, estacionamento, execução de portais de acesso, iluminação em LED, paisagismo, espaços de lazer, como parques infantis, academia ao ar livre, dentre outros.

As melhorias também incluem a edificação e requalificação dos mercados municipais de Barra do Pojuca e de Monte Gordo, incluindo a Praça Conselheiro Rafael Vieira, que estão sendo significativamente repaginados com a introdução de novos boxes comerciais, açougues, depósitos, bares, restaurantes, lojas, sanitários, sala de administração e uma nova praça de alimentação. Outras benfeitorias, como novos passeios, com acessibilidade; estacionamento; paisagismo; iluminação em LED; pontos de ônibus; além de abrigos para resíduo e para central de gás irão aperfeiçoar as condições de trabalho para os permissionários dos equipamentos, bem como para moradores, visitantes e turistas.

As obras elencadas se destacam como uma parcela das muitas ações empreendidas pela gestão municipal, que visam impulsionar o desenvolvimento do município, e mostra o compromisso contínuo com a promoção da qualidade de vida e o fomento cultural e turístico de Camaçari.



Fonte: Prefeitura de Camaçari