Prefeitura de Camaçari – Camaçari

Grande parte das ações desenvolvidas em 2023 pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico (Sedec) se deu em parceria com os serviços Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Todas as atividades promovidas foram ofertadas de forma gratuita, a fim de oportunizar, de modo amplo, experiências inovadoras na gestão de micro e pequenos negócios locais.

 Durante todo o ano de 2023, a Central Itinerante beneficiou 551 pessoas, por meio da realização de 14 edições, concretizadas na costa, nas localidades de Areias, Abrantes, Coqueiros de Arembepe, Barra do Pojuca, Monte Gordo e no Residencial Caminho do Mar (em Barra do Jacuípe). Na sede, a iniciativa aconteceu em Parafuso, Parque das Mangabas, Nova Vitória, Gravatá, Renascer (Phoc II), Verdes Horizontes e Parque Satélite.

A itinerância do projeto conjuga atividades educativas e prestação de serviços, de modo a facilitar o acesso de micro e pequenos empreendedores de toda a Camaçari a experiências e informações que favoreçam e viabilizem o desenvolvimento do seu negócio. Aliada ao posto fixo da Central do Empreendedor, a iniciativa prestou, em 2023, entre sede e costa, 17.374 serviços. A geração de boletos foi o líder deles, com 10.911 solicitações, que perfizeram 62, 8% da demanda.

Logo atrás de boletos, vêm os pedidos de declaração do Microempreendedor Individual (MEI), com valor absoluto de 1.978 pedidos no ano, seguido por pedidos de abertura do MEI, com 1.553 solicitações.

Os serviços de menor demanda, em 2023, foram o de suporte para consulta e senha, com 212 pedidos, e regularização do MEI, com 253 solicitações. Alteração de MEI obteve 326 pedidos, finalizando com baixa de MEI, com 336.

A Central do Empreendedor da Sedec, no conjunto de seus postos fixos e edições itinerantes, registraram, ainda, em números absolutos, 722 pedidos de parcelamento do MEI, 519 de alvará de funcionamento, e 519 intermediações para Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED). A atividade educativa alternou-se entre dois temas: empreendedorismo e marketing digital.

O Empretec, metodologia empresarial imersiva de 60 horas, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), teve, em 2023, a primeira edição dedicada a mulheres que empreendem. As duas edições seguintes foram de turmas mistas e, juntas, as três atividades qualificaram 90 micro e pequenos empresários, cujos negócios têm como sede fiscal o município de Camaçari. 

No que tange ao fomento de conhecimento para os micro e pequenos empreendedores do município, a promoção de palestras também marcou o ano de 2023.  Em setembro, para participar do Projeto Jornada de Negócios Camaçari, que faz parte das ações do Programa Empreende Camaçari, 600 pessoas lotaram o Teatro da Cidade do Saber (TCS) para ouvir Rick Chesther – vendedor ambulante que conquistou, a partir da venda de água mineral, o interesse de pessoas além das fronteiras nacionais.  

Em outubro, outros 80 prestigiaram, na Casa do Trabalho, a palestra “Humanidade x Máquina: Inteligência Artificial do futuro”, que abordou esse recurso tecnológico, que dota dispositivos técnicos de capacidades de funcionamento muito similares ao pensamento humano, com aplicabilidade atual em múltiplas áreas.

Além disso, em novembro, durante a Semana Global do Empreendedorismo, aconteceu a 2ª edição do Jornada de Negócios Camaçari. Na oportunidade, a Sedec promoveu, além de reflexões sobre inteligência artificial (IA), oficinas, cursos e workshops que trataram de temas como turismo, beleza e estética, gastronomia, comunicação, design e marketing digital. Juntas, essas atividades beneficiaram 1.361 micro e pequenos empresários, além de interessados na temática do empreendedorismo.

De acordo com a Sedec, como parte da parceria com o Sebrae, por meio das ações do Programa Empreende Camaçari, até 2025 mais quatro eventos estão programados para acontecer, com a proposta de trazer para os empreendedores camaçarienses a experiência de sucesso de grandes nomes do cenário nacional.

Foto: Reprodução



Fonte: Prefeitura de Camaçari