Ouvidoria da Educação amplia canais de comunicação com a comunidade escolar

Visitas aos colégios e diálogos constantes com a comunidade escolar integraram a rotina da Ouvidoria da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do projeto “Ouvidoria Vai à Escola”, em 2023. Além do acolhimento, afeto e compreensão, a equipe técnica ainda repassa informações sobre os projetos e programas desenvolvidos, ampliando, assim, o acesso às políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado. Neste ano, mais de mil unidades escolares foram visitadas pela Ouvidoria, alcançando um público de mais de 23 mil pessoas, fortalecendo, assim, o debate da democracia participativa, do combate aos diversos tipos de violência e fomentando a cultura de paz nas escolas.

A Ouvidoria da SEC visitou 455 escolas do Núcleo Territorial de Salvador e Região Metropolitana (RMS) e no interior do Estado. Já os técnicos da Ouvidoria, que atuam nos 26 Núcleos Territoriais de Educação percorreram 730 colégios em seus respectivos territórios. O ouvidor da SEC, Jocivaldo dos Anjos, falou sobre a abrangência do projeto. “Em 2023, intensificamos mais a interiorização, dentro da estratégia de ouvidoria ativa, na tentativa de chegar aos lugares mais longínquos”, declarou o ouvidor, referindo-se às unidades quilombolas, indígenas, do campo e os Centros Regionais de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Cemits).

Protagonismo estudantil

Outra ação positiva foi o projeto Jovem Ouvidor. “Um dos pontos principais do projeto é colocar o aluno como protagonista, ao criar nele o sentimento de cidadania na percepção da garantia de direitos, como também na necessidade de sua participação em todo o processo educacional. Assim, eles passam a refletir mais e ter noção dos direitos e deveres, melhorando o diálogo entre os professores, alunos e gestores, além de criar também um clima de harmonia e paz”, acrescentou Jocivaldo.

Os jovens ouvidores colaboram com as escutas em cada um dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e atuam como multiplicadores do projeto, coletando informações e sugestões, estabelecendo diálogo com as suas turmas para o gerenciamento de conflitos e o estímulo ao bom convívio, entre outras ações. A Ouvidoria da Educação pode ser acessada através do telefone 0800 28 40011 ou pelo e-mail: ouvidoria@educacao.ba.gov.br. Para entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Estado, acesse as redes sociais: Facebook (@ouvidoriageraldabahia); Instagram (@ouvidoriageralbahia); Twitter (@ouvidoriageral): além do e-mail: ceao@ouvidoria.ba.gov.br ou o site: www.ouvidoria.ba.gov.br.

Fonte: Ascom/SEC



Fonte: Governo do Estado da Bahia