Ministério aumenta recursos e região de Juazeiro e Petrolina terá serviço de neurocirurgia

Esta sexta-feira (15) começou com boas notícias para a população da região de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). A Portaria nº 2.363 do Ministério da Saúde, de 13 de dezembro, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (15) destina mais R$ 26.881.304,40 ao limite financeiro dos serviços de saúde de Média e Alta Complexidade (MAC) do município de Petrolina, especificamente para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HUUnivasf), que atende à população dos dois estados.

O incremento significa um fortalecimento da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (PEBA), criada em 2011, e composta por 55 municípios da Bahia e de Pernambuco. O montante servirá para retomar o serviço de neurocirurgia no hospital e melhorar o atendimento à população em serviços vasculares e cardíacos, entre outros.

“É uma notícia extraordinária, principalmente, em relação à retomada das neurocirurgias. São recursos que foram solicitados há bastante tempo e, graças ao presidente Lula e à ministra Nísia Trindade, agora estão incorporados ao teto MAC. A população da região Norte não precisará mais de deslocar para Salvador ou Feira de Santana para ser assistida nesse serviço”, celebrou a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Os recursos, que serão divididos em parcelas mensais, já estarão disponíveis na parcela referente ao mês de dezembro. A Rede PEBA surgiu para fortalecer os serviços de saúde na região de divisa entre Bahia e Pernambuco, facilitando a assistência à população que costuma transitar entre municípios dos dois estados.

Fonte: Ascom/Sesab



Fonte: Governo do Estado da Bahia