Disque Denúncia completa 18 anos trabalhando em parceria com a polícia em prol da população baiana

Pensando em estreitar o elo entre a população e as Polícias do estado, foi criado em dezembro de 2005, na estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), o Disque Denúncia Bahia, que comemora seus 18 anos de existência, nesta quinta-feira (14).

Durante sua trajetória, o canal construiu um rico banco de dados com registros de crimes diversos e casos de violência em toda a Bahia, fornecidos pelos denunciantes. Milhões de informações que auxiliam na resolução das investigações policiais já foram armazenadas. No total, foram registradas mais de 290 mil denúncias e gerados mais de um milhão de atendimentos.

Outros trabalhos de interesse público também são desenvolvidos pelo Disque Denúncia: no ano de 2011, o órgão lançou o ‘Baralho do Crime’ que divulga a foto e informações dos indivíduos mais procurados pela polícia do estado da Bahia, sejam eles criminosos de alta periculosidade ou evadidos do sistema prisional. Desde sua implantação, 361 foragidos foram inseridos, desses, 154 foram presos.

Já em 2012, em parceria com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), o site do Disque Denúncia também passou a divulgar fotos de pessoas desaparecidas, com o objetivo de contribuir na localização dessas pessoas.

Foto: Rafael Rodrigues/SSP

Serviço do ‘Denuncie Aqui’

Com o aumento da utilização das plataformas digitais, em junho de 2019 o canal também aderiu à modernização e passou a oferecer a opção de denunciar de forma on-line, seja pelo smartphone, tablet ou computador. Possibilitando o envio de imagens, áudios e vídeos sobre situações ilegais, com o intuito de facilitar ainda mais a identificação de criminosos pela polícia. Ao acessar o site disquedenuncia.com o cidadão consegue localizar facilmente através do ícone ‘Denuncie Aqui’, que o direcionará à página para que seja feito o preenchimento dos formulários necessários. Garantindo total anonimato de quem denuncia.

O superintendente de Inteligência, Rogério Dourado, ressaltou a importância do canal para a Segurança Pública. “O Disque Denúncia tem papel de grande relevância, não somente para as forças de segurança, mas também para o exercício da cidadania, proporcionando ao cidadão a oportunidade de contribuir nas ações de combate à criminalidade, bem como na localização de foragidos e de pessoas desaparecidas”, completou.

O trabalho desenvolvido pelo Disque Denúncia preza pelo anonimato do denunciante, ou seja, em nenhum momento da ligação o cidadão será identificado, bem como as informações passadas pelo mesmo, se tornam sigilosas assim que chegam aos ouvidos dos atendentes.

Ao final de cada ligação ou registro on-line, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar e/ou complementar a denúncia. As denúncias recebidas são encaminhadas para os órgãos responsáveis policiais que darão andamento à investigação.

Fonte: Ascom/SSP



Fonte: Governo do Estado da Bahia