Arena de Esportes recebe competição nacional de karatê neste final de semana de muito esporte em Salvador e Lauro de Freitas 

Nas modalidades de Katá e Kumitê individual, o Circuito Open Nacional de Karatê é aberto às categorias das divisões de Novos – até faixa verde -, Especiais – faixas roxa, marrom e preta – e Pessoas com Deficiência (PCD). O diretor-presidente da Associação de Karatê da Bahia (Askaba), Dorismar Caribé, comenta a satisfação de assumir o legado do seu irmão, Denílson, e a incumbência de realizar anualmente o evento.

“É muito gratificante manter viva a memória desse Mestre que muito contribuiu para o nome do karatê no Brasil. Certamente, a Askaba continuará contribuindo com esse trabalho. Se não comigo, com os outros membros da minha família. Não posso deixar de ressaltar a importância do apoio recebido da Sudesb. Sem ela, tudo seria muito difícil porque organizar um evento desse porte requer recursos impossíveis de levantar quando se trata de um esporte amador”, afirma Dorismar.

Foto: Divulgação/Sudesb

Basquete

A última rodada do Campeonato Bahiano de Basquete Adulto e Base Masculino e Feminino 2023 durante este ano acontecem nestes sábado, 09, e domingo, 10, no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras. O evento segue até o início do ano que vem com as partidas restantes da fase de grupos e as fases finais em quatro categorias masculinas e uma feminina.

No primeiro dia, a programação inicia às 9h30 com o jogo da classe sub-16 feminina IEM x CEPE Ivan. Em seguida, jogam Fenix Bahia x ABS Simões Filho, pela sub-23 masculino; GCBCAP x E. Basquete ASBAC, na mesma categoria; e Basteles Nostalgia x GCBCAP, na sub-18 masculina, encerrando a programação.

A partir das 8h30 do domingo. 17, Fenix Bahia e CEPE Ivan duelam pela classe sub-18 masculina, mesma categoria da partida entre EC Vitória/IEM e FSA R12 Basquete às 12h. No intervalo, por volta das 10h15, o FSA R12 Basquete enfrenta o Fenix Bahia na categoria sub-16 masculino. Já Camaçari e LBLF se enfrentam às 14h30 na categoria sub-23 masculino. A classe adulto masculino terá dois jogos a partir das 16h15: LBLF x UFBA; e E. Basquete ASBAC x Camaçari.

BMX

O Projeto Pedal de BMX realiza seu último evento do ano neste sábado, 16, das 8h30 às 11h, na pista de bicicross de Stella Mares, com uma confraternização de recesso do fim de ano. No evento, haverão provas disputadas entre os alunos, entre eles 10 atletas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma novidade para o projeto deste ano, que incorporou o paradesporto nas suas atividades. As aulas paralisam nesta sexta-feira, 15, e retornam no dia 02 de janeiro, quando seguem abertas as inscrições para as vagas ainda disponíveis do projeto.

Boxe

Destinado ao público feminino, a última competição da Federação de Boxe Olímpico e Profissional do Estado da Bahia (Boxebahia) acontece neste sábado, 16, em um ringue montado nas Quadras Esportivas do Vale das Pedrinhas, no Nordeste de Amaralina, em Salvador. Ao longo da competição, ações de confraternização e empoderamento feminino serão realizadas.

Na sua 12ª edição, o evento “A força do Boxe Feminino” vai reunir 40 atletas da capital e de municípios do interior em 20 combates nas categorias infantil (13 e 14 anos), cadete (15 e 16 anos), juvenil (17 e 18 anos) e elite (maiores de 18 anos) nos naipes masculino e feminino.

Orientação

A XI Copa Nordeste de Orientação será realizada nas variações orientação floresta e sprint com ordem específica de visitação aos prismas e a participação de cerca de 300 atletas nas categorias juvenil, júnior, adulto, master e senior. Disputado em diversos pontos da capital baiana, a competição inicia na quinta-feira, 14, e segue até o domingo, 17.

Com a recepção e o credenciamento dos atletas na quinta, 14, os participantes podem fazer um percurso modelo no Parque da Cidade das 10h às 16h. Na sexta-feira, 15, será realizada a cerimônia de abertura, às 14h, e, às 15h, a primeira prova – percurso sprint – no Campus da Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A prova dois é um percurso longo a partir das 9h do sábado, 16, no Parque das Dunas do Abaeté, em Itapuã. Encerrando a programação, a terceira prova em um percurso médio será no domingo, 17, na Base Naval de Aratu a partir das 9h, com a premiação em seguida por volta das 13h.

Fonte: Ascom/Sudesb



Fonte: Governo do Estado da Bahia