[ad_1]
O projeto Avança Turismo Bahia foi criado pelo Governo do Estado para aprimorar os serviços oferecidos aos visitantes nas 13 zonas turísticas baianas, por meio de ações estruturantes da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A pasta atua com visitas técnicas aos destinos, onde faz o levantamento e controle da qualidade da rede hoteleira e oferece capacitação a profissionais, empresários e gestores públicos, além de incentivar o registro no Cadastur, o cadastro exigido para atividades no setor. Desde 2023, o projeto já passou por oito zonas turísticas: Baía de Todos-os-Santos, Costa dos Coqueiros, Costa do Dendê, Caminhos do Sertão, Costa do Cacau, Caminhos do Sudoeste, Lagos e Cânions do São Francisco e Caminhos do Oeste.
Na última semana, o Viva Turismo Bahia atuou na Costa das Baleias, conhecida por belas praias, o santuário ecológico de Abrolhos e avistamento de baleias-jubarte, entre as diversas experiências oferecidas na região. Uma equipe técnica da Setur-BA visitou pontos atrativos e meios de hospedagem, nos municípios de Nova Viçosa, Alcobaça, Caravelas, Itamaraju e Prado. No último destino, a pasta realizou um seminário de capacitação, com a participação de representantes das prefeituras e do trade turístico regional. Foram debatidas ações conjuntas e temas como turismo LGBTQIAPN+ e de observação de aves.
“Esse projeto vai ajudar a alavancar os atrativos já consolidados em nossa região, que tem um rico patrimônio natural, e abrir espaço para que possamos sediar grandes eventos corporativos”, projetou a secretária de Turismo, Cultura e Esporte de Prado, Iracema Ribeiro.
“Estamos muito contentes com o suporte da Setur-BA, que reforçou a proposta de orientação para o desenvolvimento das atividades turísticas. A expectativa é alta para o Réveillon, com previsão de hotéis lotados. A procura para janeiro, especialmente neste ano, já está excepcionalmente alta”, relatou a hoteleira Raquel Roitber.
“Achei a iniciativa muito bacana e, com certeza, ela trará bons frutos para a nossa zona turística. Foi bom ouvir as informações no seminário, especialmente, sobre o turismo LGBT+”, completou Luís Almeida, proprietário de uma agência de viagens.
Para o diretor de Certificação e Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, que comandou as ações, “ o projeto alcançou seus objetivos, de mobilizar os agentes que fazem o turismo na Costa das Baleias, oferecendo conteúdos e levantando demandas, para melhorar a estrutura nos destinos e qualificar o atendimento aos visitantes”.
Fonte: Ascom/Setur-BA
[ad_2]
Fonte: Governo do Estado da Bahia