[ad_1]
Mais uma compra de legumes, verduras, frutas e hortaliças, totalizando a aquisição de cerca de 15 toneladas (t) em produtos, num valor estimado de R$ 76 mil, foi executada nesta terça-feira (16/4), pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Essa é a 4ª e última compra de alimentos deste ano, ainda como parte da proposta 2022-2023, que foi prorrogada para 2024, em função da ampliação do aporte de recursos feito pelo governo federal. A Sedap segue agora para a etapa de prestação de contas para, em seguida, promover nova articulação, a fim de obter novo recurso para o PAA em Camaçari.
O secretário da pasta, Diego Neves, celebrou mais uma conclusão do uso do orçamento integral da proposta do PAA. “A sensação é de dever cumprido e com sucesso. O programa tem sido operacionalizado desde 2022 com uma verba de pouco mais de R$3 milhões, onde conseguimos agregar a produção da agricultura familiar do município com a doação às instituições socioassistenciais. Esperamos que, em breve, já tenhamos uma nova proposta para voltarmos a realizar esse ciclo de ações que é tão importante para todos os envolvidos”, explicou.
Para Joanes Bastos, 33 anos, de Lagoa Seca, localidade situada na região de Monte Gordo, o PAA foi a melhor coisa que aconteceu para ela. “Se tivesse que avaliar, daria nota dez. Já tem muito tempo que vendo meus produtos aqui, fui uma das primeiras agricultoras a fornecer mercadoria. E não existe programa melhor do que esse, meu Deus”, disse a produtora rural que, dessa vez, levou abacate, coco e limão para vender.
Opinião semelhante tem o agricultor José Carlos Dias, 61 anos. “O PAA é uma ação valiosa, um programa muito bom. A gente planta na roça na intenção de vender na feira, mas quase nunca consegue escoar toda a produção. Com o PAA vendo quase tudo e já pego o dinheiro de vez”, disse o produtor da comunidade agrícola de Itapecerica, localizada no município de Jaguaripe, que foi incluído nesta compra.
Além de Itapecerica e Lagoa Seca, participaram da venda de alimentos agricultores de Cordoaria, Sucupira, Coqueiros de Arembepe, Cancelas, Canto dos Pássaros e de Baratas. Em termos quantitativos, foram contemplados 30 produtores rurais.
As instituições socioassistenciais beneficiadas com a compra foram: os centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), de Oncologia de Camaçari (Ceonc), Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (Ceasus), e o de Referência de Especialidades em Saúde (Cres), além da Associação Beneficente, Cultural e Religiosa do Terreiro Unzo Tateto Lemba, da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal), e do Banco de Alimentos.
A compra dos alimentos aconteceu na central de distribuição e recebimento do programa, localizada no galpão da pasta, situado na Rua Tomázia Josefina Mesquita Montenegro, s/n, na Estrada da Cascalheira (BA-531).
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari