[ad_1]
Chegou o dia de Monte Gordo celebrar o padroeiro São Francisco de Assis. Nesta sexta-feira (19/1), milhares de pessoas, entre moradores, visitantes e turistas, percorreram os 3 quilômetros (km) de percurso, celebrando o santo católico também conhecido como protetor dos animais e da ecologia. Prestigiando o tradicional evento, cercado por populares, o prefeito Elinaldo Araújo seguiu o cortejo religioso, acompanhado da primeira-dama Ivana Paula e de autoridades municipais.
Ao classificar o momento como “um encontro de fé e cultura popular”, o chefe do Executivo enfatizou a importância de manter as tradições vivas para a preservação do patrimônio imaterial da cidade. Na oportunidade, o gestor municipal também traçou um panorama das ações que o governo está implementando no distrito.
“Estamos requalificando o Mercado Municipal de Monte Gordo, que também inclui serviços na Praça Conselheiro Rafael Vieira. Além disso, em breve entregaremos o campo que fica ao lado da subestação de energia elétrica [da Neoenergia Coelba], e a requalificação e urbanização de Guarajuba, que abrange a entrada da localidade. São investimentos que empregamos para transformar, não só a cidade, mas a vida das pessoas”, declarou o prefeito.
Embalados por muita música e dança, os participantes foram contagiados com a característica mais marcante das manifestações culturais camaçarienses: a alegria. Desde a Avenida Humaitá, em Guarajuba, de onde partiram, os grupos culturais, assistidos pela Secretaria da Cultura (Secult), entre eles, Fatumbi Capoeira, Samba de Caboclo, Capoeira Ligeira, Projeto Percussivo Grão de Areia, Grupo de Capoeira Inclusiva (GCI), Afoxé Padê, Capoeira Regional Bimbaê, Associação Beneficente Mãe da Terra, Cia. de Dança Alaketu, Banda Som do Timbal, e o Homem de Lata, que, junto com a Ala das Baianas – responsáveis por lavar a escadaria da Capela de São Francisco de Assis, destino final do cortejo religioso –, abrilhantaram o evento.
Luiz Mário, um dos responsáveis pela Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), citou dois aspectos das festividades populares que contribuem para o munícipe, destacando que, “momentos como esse, além de levar entretenimento e lazer para as pessoas, também proporcionam oportunidades de geração de renda”. Sobre o principal critério usado na seleção dos artistas, que se apresentam nos shows musicais na parte profana das festas, o coordenador pontuou que, “muitos são indicados pela população, que pede a participação de determinada banda ou cantor que admira. Então, visando contemplar o pedido dos moradores, a gente verifica a disponibilidade do artista e contrata”, informou.
Luciel Neto, subsecretário da Secult, falou da importância das tradicionais lavagens no âmbito da cultura. “As lavagens abrem o ciclo de festas populares, onde nós temos a possibilidade de, através dos nossos grupos culturais, demonstrar que Camaçari não é só uma cidade industrial, mas é cultural e histórica também. Aqui nós nos conhecemos e nos reconhecemos como povo que tem uma identidade própria”, enfatizou.
Uma das novidades deste ano é que a prefeitura fornecerá, em todas as festas de verão, como suporte de serviços públicos municipais, água mineral para todas as pessoas presentes, bem como protetor solar para os integrantes dos grupos que se apresentam e desfilam no cortejo religioso, a exemplo da baiana Valdete Vieira de Jesus, conhecida como “Mãe Dete“, 57 anos. Liderando um grupo de 13 baianas, todas integrantes de uma mesma família, a moradora de Barra do Pojuca, elogiou a iniciativa. “Antes, a gente fazia o cortejo sem beber água, e era mais difícil. Mas tendo agora como nos hidratar durante todo caminho, dá para suportar melhor o calor debaixo dessa indumentária”.
No final do circuito, o prefeito Elinaldo agradeceu a presença de todos, elogiou a grande participação popular, considerada uma das maiores dos últimos anos, e finalizou dizendo que, “estou muito feliz de trabalhar para que toda a região da costa se fortaleça cada vez. Em breve, entregaremos os novos equipamentos, que vão valorizar também os imóveis da região”.
A partir das 14h, de sábado (20), tem início a parte profana dos festejos, com desfiles de blocos de rua durante a tarde, o que acontece também no domingo (21), sempre às 14h e 16h. Nas duas noites de celebrações, atrações locais e regionais se apresentarão em um trio pranchão, que será utilizado como palco no Largo do Corujão.
Ainda participaram do evento, o vice-prefeito do município, José Tude, e o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos.
Conferida abaixo a grade completa da programação da lavagem de Monte Gordo:
20/1 (sábado)
BLOCOS
14h – Bloco Vira Copo Asas Livre
16h – Bloco Coco Manga – Filipe Escandurras
SHOWS
19h – Onça Pintada
20h30 – Bonde Black
22h – Devinho Novaes
0h – Rafael Brandão
21/1 (domingo)
BLOCO
14h – Arrastão Ai K’língua – Tá Gravando
16h – Bloco Lula Louca – Pagode do Segredo
SHOWS
18h – Amantes do Samba
19h – Pegada Vip
21h – La Fúria
23h – Diogo e Lana
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari