[ad_1]
Uma das principais pautas da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), no ano de 2023 foi a ampliação e a promoção de mais acesso da população aos serviços de saúde. Como resultado do trabalho desenvolvido, a cobertura do Programa Saúde da Família (PSF), do governo federal, avançou para 77% na área territorial do município. A saúde bucal foi ampliada chegando a 56,8% de cobertura, e na Atenção Básica à Saúde (ABS) há uma cobertura de 82,7%.
Entre as grandes conquistas do PSF no município, está a inauguração da nova Unidade de Saúde da Família (USF) Camaçari de Dentro, que foi totalmente requalificada e ampliada. Ainda na ABS, outra ação de destaque foi o Sesau no Seu Bairro, que somente este ano beneficiou mais de 10 mil pessoas, levando serviços de saúde para os bairros mais populosos ou mais distantes das unidades de saúde da sede, costa e zona rural. Ainda houve a ação Sesau na Feira, que atendeu cerca de 1.200 pessoas, entre permissionários, funcionários e familiares.
Graças a ampliação da cobertura da ABS e do PSF, somente este ano, foram realizadas aproximadamente 440 mil consultas médicas e 186 mil consultas de enfermagem nas unidades Básicas de Saúde (UBS) e USF. Na saúde bucal, foi realizado algo em torno de 96 mil consultas. A produção dos agentes comunitários de saúde (ACS) também teve destaque, com a realização de quase 685 mil consultas.
Os avanços também ocorreram no Programa Saúde nas Escolas (PSE), do Ministério da Saúde (MS), onde foram atendidos perto de 27 mil alunos das unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino. Devido a todo trabalho realizado na ABS, com ações preventivas de saúde, dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do SUS mostram que apenas 18% das internações ocorridas em Camaçari eram por causas sensíveis à Atenção Primária à Saúde (APS), número que em 2008 era de 57%.
Ainda no PSF, a Sesau avançou com o acolhimento de 22 novos profissionais médicos, através do Programa Mais Médicos, também do governo federal, onde o custo com despesas desses profissionais, como salário, alimentação e moradia é mantido com recursos próprios do município.
Os avanços também chegaram dentro das casas dos pacientes através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que é complementar aos cuidados realizados na ABS e nos serviços de urgência e emergência. Com duas equipes multidisciplinares, são compostas por médico, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga. O SAD realiza acolhimento a pacientes que atendem aos pré-requisitos do programa.
Os avanços na ampliação do acesso aos serviços também ocorreram na realização de exames, consultas e cirurgias eletivas com a implantação da Marcação Integrada. Somente em 2023, foram realizadas mais de 2 mil cirurgias eletivas e cerca de 500 mil procedimentos, entre exames e consultas. Vale destacar ainda o Sesau Fila Zero Itinerante, que aconteceu em localidades da sede, costa e zona rural, atendendo mais de 5 mil pessoas. Outro destaque foi o serviço de transporte ao usuário, que realizou este ano cerca de 60 mil viagens, transportando pacientes para exames e consultas.
Mais um importante avanço foi a implantação do serviço de teleconsulta com médicos especialistas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Gleba A. O projeto-piloto, que já tem previsão de ampliação para as outras unidades de urgência e emergência em 2024, conta com teleconsulta com especialistas das áreas de cirurgia geral, vascular, urologia, cardiologia, neurologia, ortopedia e infectologia.
Na assistência farmacêutica, somente no ano de 2023, foram investidos aproximadamente R$ 6,7 milhões em medicamentos com recursos próprios, atendendo mais de 367 mil receitas, nas 47 farmácias disponíveis nas unidades de saúde. Somente na Farmácia do Povo 24h foram atendidas quase 71 mil pessoas.
Na Atenção Especializada à Saúde (SAES), em 2023, destacam-se: a entrega de mais de 100 cadeiras de rodas feitas sob medida para pacientes cadastrados no Centro Especializado em Reabilitação (CER II) ou no Centro Especializado de Atendimento Social ao Usuário do SUS (CEASUS); a mudança da sede do Centro de Referência em Especialidade de Saúde (Cres) para o bairro Camaçari de Dentro, num espaço maior e com melhor infraestrutura para atender aos usuários; a criação do Comitê Permanente de Transtorno do Espectro Autista (TEA) composto por mães e/ou responsáveis de pessoas autistas e profissionais da Sesau; a realização de aproximados 255 mil atendimentos nas unidades de urgência e emergência, resultando em quase 745 mil procedimentos; a execução de 107 mil consultas médicas especializadas e 117 mil consultas com outros profissionais especializados; e a efetivação de quase 18.500 atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Os avanços aconteceram ainda na vigilância em saúde do município, que trabalhou incansavelmente para continuar progredindo nos índices de vacinação na cidade, garantindo as vacinas em todas as unidades de saúde. Assim como, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continuou com a castração de cães e gatos, quando cerca de 600 animais foram castrados em 2023. Ainda atuou fortemente no combate às endemias, com a visitação de imóveis para eliminar focos de surtos transmitidos pelo Aedes aegypti, mosquito considerado transmissor potencial do vírus de doenças, como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Além dos trabalhos realizados no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e na Vigilância Sanitária e Ambiental.
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari