[ad_1]
O Bolsa Família está na 2ª vigência de 2024 e os beneficiários têm até o dia 30 de dezembro, para realizar o acompanhamento de saúde. No município de Lauro de Freitas, o beneficiário conta com 16 unidades para atender a demanda.
A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) é responsável pelo acompanhamento das condicionalidades de saúde (peso, altura, calendário vacinal de crianças até 7 anos, mulheres até 44 anos e acompanhamento pré-natal das gestantes), que deve ser realizado duas vezes ao ano. A primeira vigência encerrou no dia 31 de junho de 2024, tendo 61% de cobertura (22.370 beneficiários acompanhados), e para esta segunda, têm 44.062 beneficiários a serem acompanhados.
A coordenadora de Alimentação e Nutrição da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Cadja Sense, reforça sobre a necessidade do acompanhamento, “O cumprimento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, como vacinação e acompanhamento nutricional, garante que crianças, gestantes e mulheres em idade fértil recebam cuidados essenciais, prevenindo doenças e melhorando a saúde pública. É importante estar atento aos prazos das condicionalidades para evitar possíveis penalidades”, ressalta.
Para acompanhamento das condicionalidades de saúde são necessários os seguintes documentos:
– NIS (Número de Identificação Social)
– Caderneta de vacinação
– Caderneta da gestante
– Cartão SUS
– Cartão do Bolsa Família
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas