[ad_1]
A delegação baiana de canoagem viajou, nesta terça-feira (19), com destino para Lagoa Santa, no interior de Minas Gerais, para a disputa da I Etapa Copa Brasil de Canoagem Velocidade, que ocorrerá entre a sexta-feira (22) e o domingo (24). Cerca de 40 atletas estão viajando com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Em Minas Gerais, eles se somam aos demais baianos que já fazem parte dos treinamentos preparatórios para a Seleção Brasileira da modalidade. Esta primeira etapa mais a segunda, que será disputada em maio em Curitiba, garantem os representantes da Seleção Brasileira de Canoagem de 2024 nas competições internacionais. Dentre elas, as Olimpíadas de Paris 2024.
Expectativas
Como dito na edição que vai ao ar nesta quinta-feira (21) do Sudesbcast – Esporte por Toda Parte, as expectativas estão altas, segundo Camila Lima, presidente da Federação Baiana de Canoagem (Febac). Ela foi uma das convidadas ao lado de Luciana Costa, ex-presidente da Febac e atual vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Dentre os temas tratados, está a canoagem baiana, que tem sido um destaque nacional e internacional, a partir da gestão dos projetos, fomento aos novos atletas e a parceria com o Governo do Estado. Os episódios podem ser assistidos, integralmente, no Youtube da Sudesb e os principais cortes no Instagram da autarquia.
Camila acrescenta que a Bahia segue sendo uma das favoritas na competição com os principais nomes, como Valdenice Conceição, do núcleo de Maraú; Filipe Vinicius Santana, do núcleo de Ubaitaba; Jack Goodman, do núcleo de Itacaré; e Gabriel Assunção, do núcleo de Ubatã – nas categorias adulto – e Lorrane Santos, do núcleo de Ubatã; Matheus Nunes, do núcleo de Itacaré; e Guilherme Neri, do núcleo de Maraú – nas categorias de base. Todos estes fizeram ou fazem parte dos alunos do projeto Remando em Águas Baianas, uma parceria da Sudesb e da Febac.
“Integrados à Seleção Brasileira, temos Gabriel, de Ubatã, e Vinicius, de Ubaitaba, que, recentemente, venceu o Mundial Sub-23 da modalidade. Temos também Lorrane, uma grande promessa da canoa feminina, dentre outros nomes. Nossa expectativa é bastante positiva para conseguir o número máximo de vagas para as competições internacionais pelos nossos atletas baianos”, conta Camila
Ela também pontua o constante incentivo e apoio do Governo do Estado com a modalidade, desde a realização de eventos e projetos sociais em conjunto até o apoio direto e com passagens aos atletas: “mais uma vez, agradecemos à Sudesb por todo apoio dado à Febac. Estamos viajando com toda nossa delegação para a primeira e a segunda etapa da Copa do Brasil neste ano, além do Campeonato Brasileiro de Canoagem em setembro, em Lagoa Santa, concluindo o calendário.”
Fonte: Ascom/Sudesb
[ad_2]
Fonte: Governo do Estado da Bahia