[ad_1]
O combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da transmissão da Dengue, Zika e Chikungunya, foi intensificado nesta quarta-feira (13.março), no bairro do Malembá. Desde as primeiras horas do dia, os agentes municipais de combate a endemias, equipes da SESP e moradores se uniram no trabalho preventivo contra o mosquito.
A ação realizada pela Prefeitura de Candeias, por meio das Secretarias de Serviços Públicos (SESP) e Saúde (SESAU), visa diminuir a proliferação da doença no município e eliminar possíveis focos de infestação nos bairros da cidade.
Enquanto os agentes de endemias percorriam as ruas realizando orientações, entrega de panfletos, inspeção nos imóveis, tratamento e prevenção de focos do mosquito, a equipe de limpeza urbana recolhia os lixos e entulhos que poderiam servir de criadouro para o mosquito na porta de casa.
A eliminação de objetos que acumulam água e são possíveis criadouros para o mosquito é muito importante para a prevenção da doença. O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) demonstrou que cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras.
Tecnologia com uso de drone intensifica ações contra a dengue
Com ações contínuas de combate às arboviroses, foi iniciada também a operação de monitoramento de imóveis e terrenos com possíveis focos de dengue.
O drone utilizado nesta primeira ação sobrevoou os bairros da Urbis 2 e Centro. As imagens capturadas pelo equipamento serão analisadas pelos agentes de endemias para conseguir identificar locais com acúmulo de água parada e possíveis criadouros do mosquito, facilitando a ação das equipes e tornando o combate mais eficaz.
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Candeias