[ad_1]
Durante os dias de folia, a Prefeitura de Camaçari tem atuado para garantir a segurança tanto das pessoas que vão curtir quanto das que trabalham no Festival de Arembepe 2024. Entre as ações, está a fiscalização, realizada pela Secretaria dos Serviços Públicos (Sesp), no que diz respeito à atuação de barraqueiros e ambulantes, coibindo possíveis irregularidades.
A titular da pasta, Arlene Rocha, destacou que a preparação para atuação da Sesp durante o festival aconteceu de forma antecipada. “Fizemos todo o processo de cadastramento dos comerciantes e agora, durante a festa, trabalhamos com a fiscalização e o ordenamento, tanto na parte interna quanto externa da Arena, para promover a segurança de todos”, afirmou.
De acordo com o gestor da Diretoria de Ordem Pública (Dirop) da Sesp, Namucies de Souza, ao todo, 80 fiscais atuam diariamente na festa. “Estaremos aqui até o final do evento, vistoriando as barracas e conferindo as licenças a fim de manter o ordenamento”, destacou. O objetivo é garantir que comerciantes, devidamente autorizados a atuar durante o festival, atendam às exigências de segurança previamente estabelecidas.
Entre os itens observados, está a não utilização e comercialização de objetivos perfurocortantes, como garrafas, copos e pratos de vidro ou qualquer outro material, que inclui vidraria ou outros artefatos com partes rígidas e/ou agudas, que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, com o qual se possa causar danos a terceiros.
A responsável pela Coordenação de Licenciamento e Fiscalização do Comércio Ambulante (CLFCA) da Sesp, Neli Silva, disse que uma série de apreensões foram realizadas. “Todas foram devido a utilização de bebidas em garrafas de vidro, mesmo tendo sido feita toda a orientação com antecedência da proibição. Os comerciantes que tiveram objetos apreendidos podem retirar a mercadoria na sede da Sesp, a partir da terça-feira (12), portanto a notificação”, pontuou. A pasta está localizada na Avenida Jorge Amado, s/n, Loteamento Espaço Alfa, Jardim Limoeiro.
A proibição, que iniciou na sexta (8), segue até às 0h da terça (12), e serve para vendedores ambulantes, bem como barraqueiros, bares, lanchonetes e estabelecimentos afins, situados ao longo do percurso do cortejo, bem como nas áreas que compreendem a realização do evento.
Os comerciantes avaliaram a atuação da Sesp como positiva. Isaque da Silva, que trabalha com vendas de churrasquinhos e salgados, disse aprovar a ação. “Todo o processo de credenciamento foi ótimo, e ter aqui este trabalho de ordenamento é melhor ainda, pois contribui para a segurança de todos. Há 15 anos atuo na festa de Arembepe e, por mais uma edição, está sendo bom o resultado”, ressaltou.
O gesseiro Dailton de Jesus aproveitou a festa para conseguir uma renda extra, com a comercialização de cachorro-quente. “Vou trabalhar aqui até a noite desta segunda [11/3] e a expectativa é de vender tudo. Seguir as normas é importante, pois colabora para evitar casos de violência por conta do uso de materiais perigosos”, afirmou.
Festival de Arembepe é realizado por meio da Coordenação de Eventos, setor vinculado à Secretaria de Governo (Segov), em parceria com diversas secretarias municipais e demais instituições, o evento acontece até esta segunda (11), e encerra a temporada das tradicionais lavagens e festas populares em Camaçari.
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari