[ad_1]
Em 2023, com o apoio da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), foram realizadas diversas competições esportivas e de entretenimento, entre campeonatos e torneios de futebol amador, eventos de automobilismo, ciclismo, até futebol americano, promoção de cursos em várias modalidades, premiação e homenagem a atletas e personalidades municipais, entre outras iniciativas, que aconteceram e contemplaram a sede, a costa e a zona rural do município.
Ao longo desses 12 meses, a pasta realizou 22 campeonatos de futebol amador, totalizando a participação de 220 equipes e 5.550 atletas. Além disso, mais 42 modalidades receberam incentivos da pasta neste ano.
Em 2023, o setor de matrícula da Sejuv registrou mais de 1.200 inscrições para cursos. Sendo, 700 para os aulões de ritmos e zumba; 46 para boxe; 300 nas escolinhas de futebol; cerca de 100 para ginástica rítmica (GR); e 58 para bicicross. O Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Arembepe, registrou 1.127 matrículas em modalidades, como judô, futsal, basquete, handebol e vôlei.
No esporte educacional e formação, com aulas realizadas nas instalações da Cidade do Saber, as modalidades de futsal, futebol, karatê, taekwondo e natação atenderam cerca de 500 crianças e adolescentes. Na quadra das escolas municipais Helena Celestino de Magalhães, no bairro Gravatá, e na Maria José de Mattos, na Gleba B, aconteceram aulas de vôlei e judô, respectivamente, que atenderam, no somatório, cerca de 70 alunos.
No quesito promoção à saúde, a Sejuv atendeu, na Academia de Reabilitação do Estádio Municipal Fernando Ferreira Lopes, no bairro Verdes Horizontes, cerca de 500 pessoas. Além disso, mais de 400 desenvolvem atividades de ginástica no CIE Arembepe; na Praça Lúcia Eugenia Borges da Silva “Drª. Eugênia” (antiga da Simpatia); na comunidade Jaraguá; na Praça dos 46; e no Clube Arsenal. Ainda em 2023, a pasta também apoiou novas modalidades esportivas, a exemplo do futebol americano; futebol society (Fut7) para amputados e surdos; paratambor; basquete em cadeira de rodas; e atletismo adaptado para cadeirantes.
Em março desde ano, Camaçari sediou a abertura da Copa Bahia de Motocross, evento que contou com cerca de 300 pilotos, oriundos de diferentes cidades da região Nordeste. As provas, disputadas em 15 categorias, aconteceram na Pista Municipal de Motocross Toperão, localizada em frente ao estádio municipal.
No mês de abril, mais uma edição do Projeto Boxe Itinerante Sejuv chegou ao bairro Nova Vitória. A atividade, que contou com 20 atletas de Camaçari e de cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), aconteceu na quadra poliesportiva do Centro de Educação Municipal Paulo Freire. No local, foi montado um ringue de boxe com dimensões oficiais e toda a estrutura para que o público pudesse acompanhar as lutas. Ao todo, foram dez combates, nas categorias: Infantil, Cadete, Juvenil e Elite (masculino e feminino).
Em parceria com as secretarias de Cultura (Secult) e do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), foi realizado o 2º Workshop de Capoterapia de Camaçari, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Conviver). A atividade contou com a participação de diversos grupos culturais do município, além de muita dança, diversão e aprendizado. O treinamento, que serviu para a formação de novos capoterapeutas, contou com palestra do Mestre Gilvan, fundador da capoterapia no Brasil.
Ainda em abril, a Sejuv lançou parceria com o Instituto Time M, no CIE Arembepe. Com a iniciativa, foram acrescidas mais 100 vagas para aulas de iniciação na modalidade futsal, para crianças e jovens, com idade entre 7 e 17 anos.
No mês de maio, foram realizados os prêmios Melhores do Esporte e Jovem Destaque de 2022. Atletas de 55 modalidades esportivas foram homenageados, como forma de reconhecimento pela dedicação, empenho e amor ao esporte. Também foram premiados os esportistas com deficiência e com transtorno do espectro autista (TEA), paratletas amputados e alunos das associações de Pais Amigos dos Excepcionais (APAE) e Pestalozzi de Camaçari. Além dos atletas, dentre os homenageados, estavam treinadores, árbitros, dirigentes, promotores, mestres de capoeira e incentivadores representantes da imprensa e da iniciativa público-privada. Já o prêmio Jovem Destaque homenageou personalidades que militam em políticas públicas para a juventude e que tiveram ações reconhecidas pela sociedade camaçariense.
No mês de julho, foi realizada a 2º Copa Juvenil de Futsal, no CIE Arembepe. A competição reuniu 12 equipes, formadas por alunos com idade entre 7 e 16 anos, moradores das localidades de Arembepe e Jauá, matriculados no centro esportivo. A iniciativa serve como uma maneira de estimular as crianças que treinam equipamento esportivo.
Em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Corrida 2 de Julho foi uma das mais belas da história. A 33ª edição da competição foi realizada no ano em que, pela primeira vez, o município recebeu a passagem do fogo simbólico, integrando o roteiro do Recôncavo Norte. Cerca de mil pessoas participaram do evento.
Ainda em julho, paratletas de Camaçari ganharam títulos de 1º e 5º lugar na modalidade paratambor, no 46º Campeonato Nacional do Quarto de Milha, da Associação Brasileira do Quarto de Milha (ABQM), realizado na cidade de Araçatuba, em São Paulo. A equipe do município é pioneira no Nordeste, e, além dos títulos, conquistou a classificação para a Copa dos Campeões em 2024. Como forma de incentivar ainda mais a prática dessa modalidade no município, a Sejuv está construindo, no entorno do estádio municipal, uma pista exclusiva de paratambor, que servirá para treino e realização de competições, que, logo em breve, será entregue à população.
Agosto chegou e Camaçari recebeu a 2ª etapa da Copa Bahia de BMX (Bicycle Moto Cross). Com participação de equipes de sete cidades da Bahia, o evento reuniu atletas iniciantes, amadores e profissionais. No mesmo mês aconteceu a 1ª etapa da Copa Camaçari de Kart no Barro, competição automobilística que reuniu pilotos nas categorias mirim, feminino e masculino. Ambas foram realizadas na pista preparada exclusivamente para as modalidades, localizadas em frente ao estádio municipal.
Pela primeira vez, foram realizados em Camaçari os Jogos Integrados do Instituto Federal da Bahia – JIFBA, que em 2023 chegou a 5ª edição. Na oportunidade, o município recepcionou 700 estudantes de 17 campi do estado, mais a comissão organizadora. Foram cinco dias de intensas atividades esportivas, na sede e na costa, o que gerou emprego temporário e renda para o setor de turismo do município.
A parceria entre a Sejuv e a equipe de futebol americano Cavalaria 2 de Julho FA, começou a render frutos para a comunidade desportiva do município. Após um ano de treinos e jogos, realizados no estádio municipal, a agremiação teve oito atletas convocados para disputar o mundial pela Seleção Brasileira de Flag Football, modalidade similar ao futebol americano. Um desses atletas é o professor de educação física, Antônio Jorge Silva, morador do Bairro dos 46, que representará a Bahia e o Brasil no mundial, que acontece em julho de 2024, na Finlândia.
Os Jogos da Diversidade e Inclusão promoveram diversas atividades esportivas na praça do bairro Ponto Certo. O evento foi realizado em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, transexuais e travestis, queers, intersexuais, assexuados, dentre outros).
Em setembro, a Sejuv realizou o 1º Encontro dos Esportes de Camaçari, considerado o maior evento de esportistas da cidade. A iniciativa aconteceu na Rua Francisco Drumond, reunindo centenas de desportistas e espectadores numa tarde de promoção ao esporte, lazer, saúde e bem-estar. Com participação de 3 mil ciclistas, foi realizada a 2ª edição do Cicloturismo da Costa de Camaçari. Com um percurso de 35 quilômetros (km), a concentração e largada ocorreram no Outlet Premium, em Abrantes.
No mês de outubro, teve início a Copa dos Campeões de Futebol Amador. Competição que reuniu 32 times campeões de campeonatos de bairro, realizados nos anos de 2021, 2022 e 2023. A final está programada para ocorrer em janeiro de 2024.
Para fechar o ano com chave de ouro, Camaçari foi reconhecida no Índice de Gestão e Governança do Esporte Municipal (IGGE-M), estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). A cidade ficou em 2º lugar, entre os 306 municípios avaliados no estado, em quesitos como Entidade, Governança, Recursos Humanos, Política para o Esporte, Instalações e Cultura Esportiva e atividades realizadas pela prefeitura.
A pesquisa envolveu 2.240 municípios, de 18 estados brasileiros, e analisou dados importantes envolvendo políticas municipais, estrutura física, ginásios, campos de futebol, questões relacionadas ao orçamento e a transparência na utilização dos recursos, bem como a diversidade de modalidades ofertadas pelas gestões municipais.
[ad_2]
Fonte: Prefeitura de Camaçari